A Turquia fechou parcialmente hoje o espaço aéreo para voos israelenses, em retaliação pelo ataque de Israel a uma pequena frota de navios que tentava romper o bloqueio à Faixa de Gaza, em 31 de maio de 2010.
Em Israel, a comissão de inquérito criada pelo governo para investigar o assalto à chamada Flotilha da Liberdade de Gaza se reuniu hoje pela primeira vez, sob a presidência de um ex-presidente do Supremo Tribunal.
Pelo menos um militante palestino morreu em um bombardeio aéreo israelense a Gaza.
Em Jerusalém, manifestantes palestinos protestaram contra a crescente colonização do Leste da cidade. A Comissão de Obras e Planejamento Urbano da Prefeitura de Jerusalém aprovou um plano diretor que trata as duas partes da cidade, árabe e israelense, da mesma maneira,
Assim, o governo de Jerusalém ignora que o setor oriental é um território conquistado na Guerra dos Seis Dias, em 1967, e que portanto não pode ser anexado legalmente à luz do direito internacional.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário