Depois de dar uma entrevista desastrada à revista americana Rolling Stone, o comandante militar dos Estados Unidos no Afeganistão, general Stanley McChrystal, deve apresentar demissão amanhã ao presidente Barack Obama, que o chamou para dar explicações na Casa Branca.
Ele já está sendo comparado ao general Arthur McArthur, afastado pelo presidente Harry Truman durante a Guerra da Coreia (1950-53).
Obama comentou que a entrevista revela "baixa capacidade de julgamento". Mas analistas militares acreditam que o plano de guerra seria atrasado com o afastamento de McChrystal.
O problema é que o general desautorizou seus superiores. Obama pode parecer fraco a poucos meses das eleições parlamentares de novembro.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário