O governo de Israel decidiu hoje aliviar o bloqueio terrestre à Faixa de Gaza para permitir a entrada de mais ajuda humanitária aos 1,5 milhão de palestinos que vivem no território, mas vai manter as restrições navais. O enviado especial de Obama se encontrou hoje com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.
Em Gaza, o Movimento de Resistência Islâmica (Hamas), que controla o território há três anos, considera a medida insuficiente, "uma mera propaganda que não muda a natureza do cerco".
• A Turquia congelou todos os acordos militares com Israel por causa do ataque à Flotilha.
• Em entrevista à BBC, o presidente da Síria, Bachar Assad, disse que não há condições de negociar a paz com o atual governo direitista, que chamou de "piromaníaco".
• Cerca de 100 mil judeus ortodoxos protestaram hoje em Telavive em defesa das escolas religiosas, contra uma decisão do Supremo Tribunal.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário