quinta-feira, 13 de maio de 2010

Rússia e Turquia assinam acordo nuclear

A Rússia e a Turquia assinaram ontem 20 acordos que preveem negócios da ordem de US$ 25 bilhões, cerca de R$ 44, 5 bilhões, inclusive a construção da primeira usina nuclear turca.

Os dois países, inimigos durante a Guerra Fria, quando a Rússia pertencia à União Soviética, entram assim em uma nova fase de relacionamento.

Como primeiro gesto de sua visita a Ancara, o presidente russo, Dimitri Medvedev, colocou flores do mausoléu de Mustafá Kemal Ataturk, o Pai dos Turcos, como é chamado o fundador da República da Turquia depois da Primeira Guerra Mundial.

Medvedev fechou com o primeiro-ministro turco, Recp Tayyip Ergodan, acordos para superar a inimizade histórica, que vinha das guerras do Império Russo contra o Império Otomano e prosseguiu durante a Guerra Fria.

O presidente da Rússia pediu a melhoria das relações entre a Turquia e a ex-república soviética da Armênia, que acusa os turcos pelo genocídio de 1,5 milhão de armênios em 1915-16.

Erdogan prometeu que a energia nuclear será usada exclusivamente para fins pacíficos. O líder turco disse ter alertado o Irã de que as armas toleradas não serão mais toleradas no Oriente Médio.

A Turquia apoia o Brasil na tentativa de retomar o diálogo internacional sobre o programa nuclear do Irã para evitar que a república islâmica seja alvo de novas sanções do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Nenhum comentário: