terça-feira, 16 de junho de 2020

Dexametasona é primeiro medicamento eficaz no combate à covid-19

Em pesquisa da Universidade de Oxford, na Inglaterra, o corticoide dexametasona tornou-se o primeiro medicamento de sucesso comprovado no combate à pandemia do novo coronavírus, anunciou hoje a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), declarando que é "um dia histórico no tratamento da covid-19".

Os resultados preliminares recém-divulgados do estudo Recuperação, realizado com 6 mil pacientes hospitalizados no Reino Unido, indicam que uma dose diária de 6 miligramas de dexametasona aplicada por via oral ou endovenosa durante 10 dias demonstrou: 
  1. uma redução de mortalidade em 28 dias de um terço (33,3%) nos pacientes com covid-19 em ventilação mecânica;
  2. redução de mortalidade em 28 dias de um quinto (20%) nos pacientes necessitando de oxigênio que não estão em ventilação mecânica;
  3. não houve diferença nos pacientes que não necessitam de oxigênio.
A conclusão prática, afirma a SBI, é que "todo paciente com covid-19 em ventilação mecânica e os que necessitam de oxigênio fora da UTI devem receber dexametasona por via oral ou endovenosa 6mg 1x/dia durante 10 dias. Medicação barata e de acesso universal."

Os médicos advertem que o medicamento não deve ser usado preventivamente nem por pacientes que não estejam em tratamento hospitalar precisando de oxigênio. A pesquisa comparou o efeito da dexametasona com pacientes de um grupo de controle que não tomaram o remédio.

Nenhum comentário: