terça-feira, 28 de julho de 2020

Mortes ficam estáveis mas contágio cresce em 14 estados

O número de mortes pela pandemia do novo coronavírus tem ficado estável no Brasil, mas o contágio está em alta em 14 estados e no Distrito Federal.

Com mais 897 mortes e 38.252 casos novos registrados nesta terça-feira, o total de mortes subiu para 88.634 e o de casos confirmados para quase 2,5 milhões, número a ser atingido nesta quarta-feira. A média de mortes nos últimos sete dias está em 1.005.

No mundo inteiro, o total de casos confirmados se aproxima de 17 milhões, com mais de 660 mil mortes e mais de 10,4 milhões de pacientes recuperados. 

Os Estados Unidos estão perto de 4 milhões e meio de casos confirmados e mais de 150 mil mortes. A situação melhorou na Califórnia, no Texas e na Flórida, os estados mais populosos do país, e no Arizona, mas o contágio aumenta em 22 dos 50 estados americanos.

A Índia se aproxima de um milhão e meio de casos, depois de identificar 500 mil casos novos em 15 dias. O total de mortes na Índia é de pouco mais de 34 mil.

A Europa teme uma segunda onda de contaminação. Na Alemanha, um dos modelos no combate à covid-19, houve mais de 3 mil casos novos em uma semana, principalmente no estado da Baviera. O governo alemão desaconselhou viagens a três regiões da Espanha: Aragão, Catalunha e Navarra. 

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, advertiu a população a respeitar as regras de distanciamento para evitar uma segunda onda.

A África do Sul, quinto país com o maior número de casos no mundo e o maior número de mortes na África, estima em dois anos o prazo para recuperação econômica da pandemia, que deve atingir o pico em agosto.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) adverte que 10 mil crianças morrem de fome por dia por causa da pandemia. Meu comentário:

Nenhum comentário: