segunda-feira, 27 de julho de 2020

Panorama da BBC revela como China tentou esconder o coronavírus

A República Popular da China subestimou a importância do coronavírus e tentou esconder a má notícia por pelo menos três semanas decisivas para a pandemia que poderiam ter poupado centenas de milhares de vidas, acusou nesta segunda-feira o documentário Panorama da televisão pública britânica BBC. 

Hoje o regime comunista chinês tenta reescrever a história e promete distribuir vacinas sem cobrar royalties, mas os custos humanos e econômicos são enormes. Poderiam ter sido substancialmente reduzidos e centenas de milhares de vidas poupadas no mundo inteiro.

Desde janeiro, agentes do regime destroem provas e impõe o silêncio a médicos e cientistas para acobertar os erros da ditadura militar chinesa. Agora, a ditadura de Xi Jinping alega ter sido “aberta, transparente e responsável”.

No mundo inteiro, já são mais de 16,644 milhões de casos confirmados, mais de 655 mil mortes e mais de 10,2 milhões de pacientes curados. A taxa de mortalidade dos casos encerrados se mantém em 6%. 

Os Estados Unidos lideram com mais de 4,433 milhões de casos confirmados, mais de 150 mil mortes e mais de 2,1 milhões de casos de cura.

Nos últimos 14 dias, houve aumento de 13% no número de casos confirmados e de 27% no número de mortes. Depois da Califórnia, a Flórida passou o estado de Nova York em número de casos. O assessor de Segurança Nacional da Casa Branca, Robert O’Brian, pegou o novo coronavírus.

No Brasil, foram notificadas mais 685 mortes e 26.496 casos novos em 24 horas, somando um total de 87.737 e mais de 2,446 milhões de casos confirmados. A média diária de mortes nos últimos baixou para 1.061.

A Europa enfrenta uma segunda onda de contaminação. A África ultrapassou 864 mil casos, mais de metade na África do Sul, e 18 mil mortes, mais de um terço na África do Sul.

Mais uma vacina, a sexta, da empresa Moderna e do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, entrou na terceira e última fase de testes, com seres humanos em grande escala. Mas o nacionalismo ameaça prejudicar os países mais pobres. Meu comentário:

Nenhum comentário: