sexta-feira, 24 de julho de 2020

Pandemia bate recorde com 284 mil casos novos num dia

Com um novo recorde de 284 mil casos num dia, o total de casos confirmados na pandemia do coronavírus de 2019 se aproxima de 16 milhões, número que deve ser atingido neste fim de semana. O total de mortes passa de 640 mil, com mais de 9,7 milhões de pacientes recuperados. A taxa de mortalidade dos casos encerrados está em 6%.

Pelo quarto dia seguido, os Estados Unidos registraram mais de 1.110 mortes e mais de 70 mil casos novos em 24 horas. O total de casos ronda os 4,2 mil, com mais de 148 mil mortes.

No esforço do presidente Donald Trump para dar uma aparência de normalidade a uma situação trágica e caótica, o Departamento da Saúde adotou novas diretrizes para a reabertura das escolas no outono afrouxando as exigências propostas pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

Os prefeitos de algumas grandes cidades, como Nova York, Los Angeles e Atlanta, descartaram o reinício das aulas presenciais. Por enquanto, vão manter o ensino à distância. A maioria dos pais e professores prefere adiar a volta às aulas. Nenhum país retomou as aulas com os índices atuais de infecções nos EUA.

No Brasil, só cinco estados apresentam queda no número de mortes. Em nove, o número de mortes por dia está subindo. Nesta sexta-feira, foram notificadas 1.178 mortes e 58.249 casos novos, elevando o total para 85.385 óbitos e 2,348 milhões de casos confirmados. Os pacientes recuperados são quase 1,6 milhão. A média de morte nos últimos sete dias ficou em 1.065.

Na Bolívia, as pessoas estão usando cloro para desinfectar piscinas com sérios prejuízos para a saúde. No Peru, o governo comprou ivermectina, um medicamento contra vermes também usado no Brasil que não apresenta nenhum resultado positivo no combate à covid-19. A Venezuela está aplicando interferon alfa-2B, usado contra doenças virais e cânceres, que também é ineficaz contra o coronavírus.

O sucesso de Cuba no combate à pandemia deu novo ímpeto ao envio de médicos e enfermeiros ao exterior. Há hoje uns 30 mil profissionais de saúde cubanos no exterior. Cerca de 3 mil e 600 atuam no combate à covid-19 em 35 países. Meu comentário:

Nenhum comentário: