segunda-feira, 11 de maio de 2020

Redução do confinamento cria risco de nova onda de contaminação

A Comissão Europeia de Controle de Doenças adverte: a Europa deve se preparar para uma segunda onda de contaminação. Nos Estados Unidos, Mark Zandi, da Moody’s, teme uma nova onda de contaminação que poderia elevar o total de mortes a 137 mil no início de agosto. O total de mortes nos EUA se aproxima de 82 mil em 1,385 milhão casos confirmados.

No mundo inteiro, são mais de 4,243 milhões casos confirmados, mais de 287 mil mortes e 1,527 milhão pacientes curados. O Brasil registrou mais 396 mortes em 24 horas. O total de mortes está em 11.625 em 169 mil casos.

Novos surtos na Alemanha, na China e na Coreia do Sul revelam o desafio de aliviar as medidas de isolamento físico, como a França, a Espanha, a Dinamarca e a Noruega pretendem fazer a partir de hoje. 

A Coreia do Sul voltou a fechar bares e casas noturnas em Seul e adiou a reabertura das escolas. A China teve 17 novos casos, 5 em Wuhan, onde houve o primeiro surto, todas do mesmo condomínio. O regime comunista chinês reimpôs restrições numa cidade próxima da fronteira com a Coreia do Norte e voltou a fazer um controle rígido em Wuhan. A Rússia passou a ser o quarto país em número de mortos.

A Organização Mundial da Saúde declarou que Alemanha, China e Coreia do Sul têm condições de enfrentar o novo desafio. A primeira-ministra alemã, Angela Merkel, advertiu para a necessidade de manter a distância e proteger a boca e o nariz quando espirrarem ou tossirem. Meu comentário:

Nenhum comentário: