quinta-feira, 7 de maio de 2020

Brasil é o segundo país em número de mortes num dia pela covid-19

Com mais 610 mortes hoje, o Brasil é o segundo país em número de mortes por dia pela pandemia do novo coronavírus, atrás apenas dos Estados Unidos, que tiveram 1.992 óbitos em 24 horas e devem ter 3 mil mortes por dia no fim de maio ou início de junho. No Brasil, já são 9.190 mortes, sexto lugar no mundo, e mais de 135 mil casos confirmados, nono lugar no mundo. 

Ao lado de um grupo de empresários e ministros, o presidente Jair Bolsonaro atravessou a Praça dos Três Poderes e foi ao Supremo Tribunal Federal pressionar pela reabertura da economia. Mas não apresentou nenhum plano e foi aconselhado pelo presidente do Supremo, ministro Antônio Dias Toffoli, a coordenar as ações com governadores e prefeitos. 

O Brasil já perdeu 73 profissionais de saúde, mais do que a Itália e a Espanha juntas. A revista científica britânica The Lancet, uma das mais importantes publicações médicas do mundo aponta Bolsonaro como a “maior ameaça à luta contra a covid-19 no Brasil.

O que é necessário para reabrir a economia? Primeiro, testar em massa para mapear a transmissão do vírus, identificar os focos de infecção e isolar contaminados e quem teve contato com eles. 

Em segundo lugar, precisa haver uma queda consistente no número de novos casos durante duas semanas, o tempo de incubação da doença, para ter certeza de que a curva da contaminação está baixando. 

Em terceiro lugar, precisa ter mais gente recebendo alta, saindo dos hospitais, do que entrando, única maneira de garantir que vai haver tratamento para todos os doentes. O Brasil ainda está longe disso.

No mundo inteiro, o total de mortes pela pandemia do novo coronavírus passa de 3,9 milhão casos confirmados e de 270 mil mortes, com 1,343 milhão pacientes curados.

Os Estados Unidos têm quase 76 mil óbitos em pouco mais de 1,292 milhão de casos registrados. O Reino Unido é o segundo em número de mortes, 30.615 em 206.715 casos confirmados. 

A Itália está perto de 30 mil mortes em quase 216 mil casos. A Espanha tem quase 257 mil casos confirmados e pouco mais de 26 mil mortes. A França tem um pouco menos de 26 mil mortes em quase 175 mil casos. Meu comentário:

Nenhum comentário: