sexta-feira, 1 de maio de 2020

Brasil é o terceiro país com maior número de mortes pela covid-19 hoje

Com 509 óbitos, o Brasil ficou hoje atrás apenas dos Estados Unidos (1.892) e do Reino Unido (739) em número de mortes pela pandemia do novo coronavírus em 24 horas. O total de mortes no Brasil subiu para 6.412 em 92.109 casos confirmados.

No mundo inteiro, são 3.401.002 casos registrados, 239.602 mortes e 1.081.600 pacientes curados. Dos casos encerrados, 18% terminaram em morte. Os EUA são o país mais atingido, com 1.131.452 casos confirmados e 65.776 mortes.

A agência federal de regulamentação de medicamentos e alimentos dos EUA (FDA) aprovou em caráter de emergência o uso do remdesivir, fabricado pelo laboratório Gilead, para uso em casos graves da covid-19.

Em encontro na Casa Branca com dirigentes empresariais, o presidente Donald Trump voltou a acusar um laboratório chinês da cidade de Wuhan como origem da pandemia e a alegar que a imprensa denuncia a falta de kits de exame para o coronavírus em quantidade suficiente para atacá-lo politicamente. Meia hora depois, um executivo que estava ao lado dele o desmentiu.

Dois dias depois do primeiro caso confirmado nos EUA, em 22 de janeiro, Trump declarou não estar "nada preocupado": "Está tudo sob controle. É uma pessoa que veio da China."

O governador de Nova York, Andrew Cuomo, decidiu manter as escolas fechadas até o fim deste ano letivo, em junho. O Texas, segundo estado mais populoso do país, depois da Califórnia, autorizou a reabertura de todas as lojas, restaurantes e cinemas, apesar do número de casos e de mortes estar aumentando.

Só hoje, 18 estados americanos reabrira. Outros seis retomam as atividades econômicas na próxima semana, enquanto 24 mantêm as medidas de confinamento.

Nenhum comentário: