quarta-feira, 27 de maio de 2020

Brasil ultrapassa 25 mil mortes pela pandemia do novo coronavírus

O Brasil passou hoje de 414 mil casos confirmados da pandemia do novo coronavírus . As mortes chegaram a 25.697. Os Estados Unidos ultrapassaram 1,745 milhão de casos confirmados e 102 mil mortes pela covid-19, 28% do total no mundo. 

A Califórnia é o quarto estado americano a superar o total de 100 mil casos, depois de Nova York, Nova Jérsei e Illinois. 

O mundo chegou a um total de 357 mil mortes em 5,8 milhões de casos. Mais de 2,48 milhões de pacientes foram curados. Dos casos encerrados, 13% terminaram em morte.

A França decidiu proibir o uso da cloroquina e da hidroxicloroquina, a não ser em testes clínicos, tendo em vista inúmeros estudos que consideram o remédio ineficaz no combate à covid-19.

Em artigo no New England Journal of Medicine, a revista médica mais prestigiada do mundo, o Dr. Marc Larochelle argumenta que as regras de volta ao trabalho precisam observar as condições específicas de diferentes trabalhadores e profissões.

A Comissão Europeia prevê uma queda de 7,5 por cento no produto regional bruto da União Europeia neste ano. O banco de investimentos Morgan Stanley espera 11 por cento. 

A UE recuou 3,5 por cento no primeiro trimestre. A Alemanha, maior economia europeia, perdeu 2,2 por cento. No ano, o banco Morgan Stanley prevê uma queda de 8% na Alemanha, 11 por cento na França e 15 por cento na Itália.

Para enfrentar a depressão, a pior crise econômica mundial desde o fim da Segunda Guerra Mundial, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, propôs hoje um plano de recuperação de 750 bilhões de euros, R$ 4,357 trilhões. 

500 bilhões de euros serão de ajuda direta e os outros 250 bilhões de empréstimos. A Itália, a Espanha e a Polônia seriam as maiores beneficiadas. Quatro países ricos, Áustria, Dinamarca, Holanda e Suécia, se opõem à ajuda direta bancada por todos sem contrapartida.

O governo do Japão, o terceiro país mais rico do mundo, aprovou um plano de recuperação do país de mais de 1 trilhão de dólares, cerca de 5 trilhões 282 bilhões de reais.

A Organização Internacional do Trabalho prevê que a pandemia vai levar à demissão de 305 milhões de pessoas no mundo inteiro. Um em cada seis jovens do mundo ficará desempregado.

No Brasil, foram fechadas 1 milhão e 100 mil vagas de emprego com carteira assinada em dois meses. Na recessão anterior, em 2015 e 2016, foram perdidos 3 milhões de empregos. Meu comentário:

Nenhum comentário: