segunda-feira, 25 de maio de 2020

Pesquisa estima que Brasil tenha milhões de casos da covid-19

A primeira pesquisa nacional sobre a extensão da pandemia, realizada pela Universidade Federal de Pelotas, no Rio Grande do Sul, estima que o verdadeiro número de casos no país seja sete vezes maior. 

O Brasil está perto de 375 mil casos confirmados e 23.473 mortes. Outras 3 mil mortes estão sendo investigadas. Se a pesquisa estiver certa, seriam mais de 2,6 milhão infectados no Brasil.

Os Estados Unidos se aproximam de 100 mil mortes pela pandemia do novo coronavírus. Têm agora mais de 1,706 milhão casos confirmados e 99.804 mortes. No mundo inteiro, são mais de 5,582 mil casos, pelo menos 347.563 mortes e mais de 2,361 milhão pacientes curados. 

No domingo, pela primeira vez, o número de mortos no Brasil superou o dos Estados Unidos. Nesta segunda-feira, também. Foram mais 807 mortes aqui. 

O governo Donald Trump antecipou para quarta-feira a entrada em vigor de uma proibição de entrada no país de pessoas que estiveram no Brasil até 14 dias antes da chegada. Podem entrar os cidadãos americanos e parentes, pessoas com direito de residência, diplomatas, convidados do governo dos EUA e tripulações de navios e aviões.

O Uruguai está preocupado com a cidade de Rivera, que tem uma fronteira aberta com o Brasil, uma rua onde de um lado é Uruguai e do outro lado fica a cidade gaúcha de Santana do Livramento. 

País é o mais democrático da América do Sul, com apenas 22 mortes, o Uruguai vai muito bem no combate à pandemia. Há um acordo entre os partidos políticos sobre as medidas de saúde. As únicas divergências são quanto à economia. 

A Argentina tem 12.628 casos confirmados e 467 mortes. Também existe um amplo acordo entre os partidos. O presidente Alberto Fernández e o governador da província de Buenos Aires, Axel Kicillof, ambos do partido peronista, de esquerda, dão entrevista ao lado do prefeito de Buenos Aires, Horacio Rodríguez, da oposição de direita. Meu comentário:

Nenhum comentário: