quinta-feira, 28 de maio de 2020

Pandemia do coronavírus passa de 5,9 milhões de casos registrados

O novo coronavírus já contaminou pelo menos 5,9 milhões de pessoas no mundo inteiro e matou pelo menos 362 mil. Mais de 2,577 milhões de pacientes foram curados. Dos casos encerrados, 12 por cento terminaram em morte. 

Nesta quinta-feira, o Brasil teve o maior número de casos novos, 26,7 mil, elevando o total para mais de 438,8 mil casos. Houve mais 1.156 mortes em 24 horas aumentando o número de óbitos para 27.119. 

Os Estados Unidos passaram de 1,768 milhão de casos. As mortes chegaram a 103.330. O governador do estado de Washington, onde houve o primeiro caso no país, mas a situação foi controlada, Jay Inslee, pediu a remoção do presidente Donald Trump por causa do fracasso no combate à pandemia.

A Organização Mundial da Saúde destacou hoje que 24 países europeus tiveram 159 mil mortes a mais do que no ano passado, observando que uma parte significativa deste aumento se deve à covid-19. 

O total de mortes pela pandemia na Europa está em 175 mil. A Espanha superou o Reino Unido em número de mortes por habitantes em projeção feita pelo jornal inglês Financial Times levando em conta a subnotificação. A Espanha teve 923 mores por milhão de habitantes. O Reino Unido, 891 mil por milhão.

As cidades mais atingidas pela covid-19 ainda estão longe da chamada imunidade de rebanho, em que 60% da população desenvolveu anticorpus e o vírus fica com menos pessoas vulneráveis para infectar.

Em Nova York, quase 20% teriam anticorpos, 17,5% em Londres, 11,3% em Madri, 10% em Wuhan, na China, onde houve o primeiro surto. No Brasil, Manaus teria 11% de pessoas com anticorpos e São Paulo 6%.

A França entra na segunda fase do desconfinamento. Não há mais nenhuma zona vermelha na França. Em 2 de junho, acaba o limite de 100 quilômetros para movimentação de pessoas. 

Na próxima semana, os bares, restaurantes, colégios, a hotelaria, os campings, parques e jardins serão reabertos, com restrições na região de Paris, na Guiana Francesa e em áreas de vigilância especial.

Cerca de 70% da Espanha entram na fase dois na segunda-feira, 1º de junho, a segunda etapa de volta à normalidade. Madri e Barcelona, as duas maiores cidades do país, e outras regiões terão de esperar mais um pouco.

A Coreia do Sul, um dos países que controlou melhor a pandemia, registrou 79 casos novos, o maior número em 50 dias, e decidiu fechar parques e jardins pelas próximas duas semanas.

O Chile sofre com contaminação por não ter imposto um confinamento total na capital, Santiago, e ter retomado as atividades antes da hora.

Na África, o total de mortes subiu para 3.696 em mais de 124 mil casos.

Mais 2,1 milhões americanos pediram seguro-desemprego na semana passada, aumentando o total de demitidos desde o início da pandemia do novo coronavírus para 40,7 milhões. Um em cada quatro trabalhadores americanos perdeu o emprego.

O Brasil tem 12,8 milhão de desempregados. E ainda tem 5 milhões de desalentados, aqueles que desistiram de procurar emprego. 
Até o fim do ano, podem ser 16 a 20 milhões. Meu comentário: 

Nenhum comentário: