segunda-feira, 18 de maio de 2020

Estado Islâmico volta a atacar nos arredores de Bagdá

A organização terrorista Estado Islâmico está lançando ataques noturnos no Norte e no Oeste do Iraque e chegou à região de Tarmia, que fica no chamado cinturão de Bagdá, a capital do Iraque. O grupo terrorista chamou as ações de "invasões do Ramadã", o nome do mês sagrado para os muçulmanos.

Numa demonstração de força, pela primeira vez em meses, milicianos do Estado Islâmico invadiram a vila de Tarmia, sequestrou e matou um agente de segurança. Também houve ações terroristas no sábado nas províncias de Diala e Saladino, e na cidade de Samarra, onde quatro membros da mesma família foram trucidados.

Na sexta-feira à noite, o alvo foi um posto policial no Nordeste de Bagdá. As Forças de Mobilização Popular, milícias de maioria xiita financiadas e treinadas pelo Irã e pelo governo do Iraque, disseram que o ataque em Diala deixou um morto e dez feridos.

O Exército do Iraque, a Polícia de Diala e as Forças de Mobilização fizeram uma operação atrás dos terroristas na região de Buhriz. O deputado Bader al-Ziyadi, da Comissão de Segurança e Defesa da Assembleia Nacional, revelou que nos próximos dias haverá uma grande operação para conter o Estado Islâmico.

"Várias medidas serão tomadas para erradicar as células e posições do Estado Islâmico na região", declarou o deputado. "As operações planejadas em áreas onde o grupo terrorista reemergiu serão lançadas assim que todos os procedimentos preparatórios forem concluídos.

A Força Aérea do Iraque pode participar do combate aos terroristas.

Há seis anos, o Estado Islâmico tomou a cidade de Mossul, uma das mais importantes do Iraque, e proclamou a fundação de um califado unindo territórios iraquianos com os que ocupara durante a guerra civil na Síria. No ano passado, caiu o último bastião do califado. Desde então, o grupo terrorista age na clandestinidade.

Nenhum comentário: