sexta-feira, 29 de maio de 2020

Brasil ultrapassa Espanha em mortes pela pandemia do coronavírus

Com mais 1.124 mortes em 24 horas, o Brasil supera a Espanha. É o quinto país em número de mortes pela pandemia do novo coronavírus, atrás dos Estados Unidos, do Reino Unido, da Itália e da França. O total de óbitos no país chegou a 27.944.

Nesta quinta-feira, houve 26.354 casos novos, elevando o total de casos confirmados no Brasil para 468.338. Só os Estados Unidos têm mais casos, 1,793 milhão, com 104.542 mortes, mais do que o total de soldados americanos mortos em guerras depois da Segunda Guerra Mundial.

Em busca de uma desculpa para o fracasso no combate à pandemia, o presidente Donald Trump rompeu com a Organização Mundial da Saúde, proibiu a entrada de alguns cidadãos chineses nos Estados Unidos e suspendeu as preferências comerciais a Hong Kong, alegando que o território perdeu a autonomia com a nova lei de segurança nacional aprovada pelo Congresso Nacional do Povo na semana passada.

No impacto econômico da pandemia, a taxa de poupança dos americanos atingiu um recorde de 33 por cento. A crise reduziu o consumo e as pessoas preferiram guardar dinheiro. Em consequência, o consumo caiu um recorde de 13,6 por cento em abril.

Na Europa, o medo é de em 12 deflação. O índice de preços ao consumidor na Zona do Euro caiu 0,1 por cento em maio. É o menor em quatro anos. Os preços caíram dos 19 países que usam o euro como moeda.

O produto interno bruto do Brasil caiu 1,5 por cento no primeiro trimestre em relação ao fim do ano passado, com maior baixa no setor de serviços, de 1,6 por cento. A indústria perdeu 1,4%. Só a agricultura cresceu, 0,6%, principalmente por causa das exportações de soja para a China. Meu comentário:

Nenhum comentário: