Terminou hoje sem sucesso mais uma rodada de negociações sobre o programa nuclear do Irã, suspeito de estar desenvolvendo armas atômicas. As conversas foram retomadas no mês passado em Genebra, na Suíça, e ontem e hoje em Istambul, na Turquia.
A comissária europeia Catherine Ashton, representante das grandes potências com direito de veto no Conselho de Segurança das Nações Unidas (EUA, China, França, Reino Unido e Rússia) e a Alemanha declarou que as potências mundiais ficaram “desapontadas” porque nenhuma de suas propostas foi aceita.
O principal negociador iraniano, Said Jalili insistiu no direito do país a enriquecer urânio para fins pacíficos, ignorando as resoluções da ONU que proíbem o enriquecimento e exigiu o fim das sanções aprovadas pelo Conselho de Segurança.
Em Washington, os EUA disseram que o diálogo continua.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário