segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Exército garante revolução na Tunísia

O comandante do Exército da Tunísia, general Rachid Ammar, prometeu hoje garantir a revolução, proteger a Constituição e defender o povo durante a transição para a democracia. É o mesmo Exército que disse a Zin el-Abidine Ben Ali que ele estava acabado, levando o ditador a fugir do país há oito dias.

Depois de pedir desculpas por não intervir na crise, o presidente Nicolas Sarkozy, que na verdade apoiava Ben Ali, assim como o resto da Europa, os Estados Unidos e até o Brasil, prometeu a ajuda da França, especialmente econômica, para a transição democrática.

A Revolução de Jasmim ainda enfrenta resistência. Manifestantes passaram a noite fazendo vigília junto à sede da chefia do governo para exigir a saída do primeiro-ministro Mohamed Ghannouchi, um velho aliado de Ben Ali, que está no cargo desde 1999.

Durante o dia, os rebeldes enfrentaram a polícia, que usou gás lacrimogênio para dispersar a manifestação diante do escritório do primeiro-ministro.

Mais preocupante foi a prisão do dono do canal de televisão Hannibal TV, acusado de "traição" e de incitar à violência e à rebelião contra o governo, mas apresentado como aliado do ditador deposto.

A TV chegou a sair do ar por algumas horas, num sinal de que a censura ainda não foi extinta.

Nenhum comentário: