Sob pressão das revoltas no mundo árabe, o presidente Bachar Assad, declarou hoje que chegou a hora das reformas na Síria. Além dos aliados dos Estados Unidos, alguns ditadores supostamente de esquerda, como Muamar Kadafi, da Líbia, também estão com a corda no pescoço.
Em entrevista à BBC, o ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair, enviado especial do Quarteto pela Paz no Oriente Médio considera a mudança no Egito inevitável, mas teme que a Irmandade Muçulmana conquiste o poder em eleições democráticas.
Enquanto o ministro do Exterior britânico, William Hague, se associou à secretária de Estado americana, Hillary Clinton, para pedir "uma transição democrática ordeira, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, acusou os EUA se usarem o presidente do Egito, Hosni Mubarak, durante décadas, livrando-se dele quando já não serve mais aos interesses americanos.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário