Marine Le Pen herdou do país a liderança da Frente Nacional e da extrema direita francesa. Dias depois que Jean-Marie Le Pen saiu de cena, sua filha conquistou a liderança do partido.
O pai chegou a disputar o segundo turno da eleição presidencial de 2002 contra o então presidente Jacques Chirac, num terremoto na política francesa.
Neonazista convicto e incorrigível, Le Pen negava o Holocausto e o uso de câmaras de gás pela Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial.
Sua filha segue sua orientação política, lutando contra os imigrantes, especialmente muçulmanos, a integração europeia e a globalização. Boa parte do operariado que um dia votou no antes poderoso Partido Comunista Francês hoje apoio a FN.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário