A primeira-ministra da Alemanha, Angela Merkel, e o presidente da França, Nicolas Sarkozy, devem propor a suspensão do direito de voto nas instituições da União Europeia dos países que violarem as regras de disciplina orçamentária.
O presidente francês foi hoje a Berlim, onde eles discutiram a crise das dívidas públicas da zona do euro e a reforma do sistema financeiro internacional para evitar novas recessões mundiais.
Entre outras medidas, Merkel e Sarkozy querem criar impostos sobre os lucros dos bancos e as transações financeiras.
Sarkozy defendeu a antiga proposta francesa de criação de um Conselho de Governo Econômico da Europa, reunindo os 27 países-membros da UE, e não apenas os 16 da Eurozona.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário