Ao depor no Senado, o comandante militar dos Estados Unidos no Afeganistão, general Stanley McChrystal, declarou ontem que não acredita que seja possível "derrotar Al Caeda totalmente enquanto Ossama ben Laden não for preso ou morto".
O general McChrystal acredita que o próximo ano e meio será vital para a vitória. Seu objetivo imediato é derrotar a insurgência da milícia fundamentalista dos Talebã, que governou o país de 1996 a 2001, quando foi derrubada pela invasão americana de outubro de 2001.
Como o presidente George W. Bush desviou a atenção para invadir o Iraque, em 2003, a liderança da rede terrorista Al Caeda foi colocada em fuga mas nem Ben Laden nem seu subcomandante, o médico egípcio Ayman al-Zawahiri, foi preso.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário