domingo, 20 de dezembro de 2009

Senado dos EUA faz acordo para reformar saúde

A bancada do Partido Democrata no Senados dos Estados Unidos anunciou hoje ter chegado a um acordo para aprovar a reforma do sistema de saúde proposta pelo governo Barack Obama.

Para reunir os 60 votos necessários para vencer a obstrução da oposição republicana, foi preciso fazer várias mudanças que desfiguraram o projeto.

Para convencer o senador independente Joe Lieberman, os democratas descartaram a opção de um seguro-saúde estatal. Lieberman foi o primeiro judeu a participar de uma chapa que concorreu à Presidência dos EUA. Foi candidato a vice-presidente de Al Gore, em 2000.

Depois de não obter a candidatura do partido à reeleição em 2004, concorreu como independente e ganhou. No ano passado, apoiou a candidatura republicana do senador John McCain à Casa Branca, mas costuma votar com a bancada democrata.

O último passo foi convencer o senador Bob Nelson, do grupo antiaborto. Ele terminou aceitando que os estados decidam se aceitam ou não que os seguros de saúde cubram intervenções para acabar com gravidezes indesejadas.

Nenhum comentário: