sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

General pega terceira prisão perpétua na Argentina

O general Luciano Benjamín Menéndez, ex-comandante do III Exército da Argentina durante a última ditadura militar (1976-83), foi sentenciado hoje a uma terceira pena de prisão perpétua por crimes contra a humanidade cometidos sob seu comando. A Justiça ainda revogou sua prisão domiciliar e determinou que ele vá para a cadeia.

Também pegaram prisão perpétua os ex-policiais Rodolfo Campos, Adolfo Cejas e Hugo Britos.

Menéndez foi condenado pelo sequestro, tortura e assassinato do subcomissário Ricardo Fermín Albareda, além do sequestro e da tortura de outras nove pessoas em 1976 e 1977.

Em sua defesa, o general alegou que "nenhum país repudiou seu Exército pelo que lhe foi exigido pelo governo".

A Justiça argentina iniciou hoje um processo contra o ex-capitão-de-navio Alfredo Astiz, mais conhecido como o Anjo da Morte, e outros 18 agentes do Grupo de Tarefas da Escola de Mecânica da Armada (ESMA), o maior centro de detenção e tortura da guerra suja argentina.

Ontem, as Mães da Praça de Maio realizaram o julgamento simbólico do ministro da Economia da ditadura, José Alfredo Martínez de Hoz. Na acusação, o deputado Julio Piumato argumentou que, sem a violenta repressão, Martínez de Hoz não teria conseguido impor as políticas liberais que acabaram com a indústria argentina.

O ex-ministro foi condenado simbolicamente a prisão perpétua por dois genocídios, o econômico e o da repressão.

Nenhum comentário: