No primeiro casamento homossexual da América Latina, os argentinos Alejandro Freyre, de 39 anos, e José María di Bello, de 41, se uniram hoje numa cerimônia civil na província da Terra do Fogo, no sul do país.
Eles são portadores do HIV (vírus da imunodeficiência humana) e pretendiam se casar em Buenos Aires em 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate à Aids. Obtiveram reconhecimento num julgamento em primeira instância de seu direito constitucional ao casamento homossexual, uma das bandeiras da Parada Gay deste ano na capital argentina. Mas houve um recurso e o registro civil decidiu esperar uma decisão final da Justiça.
O casamento gay ainda é ilegal na Argentina, mas o governador da Terra do Fogo baixou um decreto, talvez para se beneficiar do significado histórico de sedir o primeiro casamento homossexual latino-americano.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário