quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Abbas promete paz em seis meses

Se Israel suspender totalmente as construções nos territórios árabes ocupados, será possível chegar à paz em seis meses, afirmou o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas.

Em entrevista ao jornal israelense Haaretz, Abbas disse que essa é a única precondição dos palestinos.

"Falei com o ministro da Defesa, Ehud Barak, duas vezes por telefone nas últimas semanas", declarou o presidente palestino. "Sugeri há três semanas que Israel congele todas as construções nas colônias por seis meses, inclusive no Leste de Jerusalém. Mas exigi que as construções parassem".

"Durante este período, poderíamos voltar à mesa de negociações e concluir um acordo definitivo", acrescentou Abbas. "Ainda não recebi uma resposta".

Outro problema é a divisão do momento nacional palestino entre a corrente secularista representada pela Organização para a Libertação da Palestina, de Abbas, e o Movimento de Resistência Islâmica (Hamas), que venceu as eleições de janeiro de 2006, hoje controla a Faixa de Gaza e tem o apoio do Irã e da Síria, diretamente interessados em boicotar a paz entre israelenses e palestinos.

O dirigente máximo do Hamas, Khaled Mechal, acaba de se aliar ao Irã, prometendo retaliar se Israel bombardear as instalações nucleares onde a república islâmica está desenvolvendo armas nucleares.

Nenhum comentário: