Para o historiador econômico Niall Ferguson, a Grande Recessão ainda não passou: "O crescimento no terceiro trimestre nos Estados Unidos se deve ao investimento público maciço".
Em entrevista ao jornal mais vendido nos EUA, The Wall St. Journal, Fergusou manifestou também preocupação com a gigantesca dívida pública americana, que passa de US$ 12 trilhões. "Não há problemas para financiá-la enquanto os juros estiverem baixos. Quando começarem a subir..."
Houve uma enorme transferência de recursos do setor público para o privado. Assim, o que começou como uma crise no setor privado se transformou numa crise do setor público de potencial devastador.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário