segunda-feira, 28 de junho de 2021

Hoje na História do Mundo: 28 de Junho

    Em 1519, o rei Carlos I, da Espanha, é eleito imperador do Sacro Império Romano-Germânico. Carlos, neto dos reis católicos Fernando II e Isabel, subornou príncipe germânicos para que votassem nele. Assim, venceu Henrique VIII, da Inglaterra, e Francisco I, da França, Frederico o Sábio, Duque da Saxônia.

    Em 1914, o estudante radical sérvio Gavrilo Princip matou o arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono do Império Austro-Húngaro, e sua mulher, Sophia, durante uma visita a Sarajevo, capital da Bósnia-Herzegovina. Foi um tiro que mudou a história.

Um mês depois, a Áustria-Hungria declarou guerra à Sérvia, aliada do Reino Unido, da Inglaterra e da Rússia, que formavam a Triplice Entente. Por outro lado, a Alemanha apoiou a Áustria. Começava a Primeira Guerra Mundial.

    Em 1919, o economista britânico John Maynard Keynes advertiu que o Tratado de Versalhes, assinado neste dia pela Alemanha, causaria o caos econômico. Keynes abandonou a conferência de paz, realizada no Palácio de Versalhes, perto de Paris, em protesto contra as cláusulas punitivas do acordo.

    Em 1965, os Estados Unidos lançam a primeira grande ofensiva na Guerra do Vietnã. Três mil soldados americanos da 173ª Brigada Aerotransportada, 800 soldados da Austrália e uma unidade aerotransportada do Vietnã do Sul participaram do ataque a guerrilheiros do Vietcongue numa floresta a pouco mais de 30 quilômetros de Saigon, a capital sul-vietnamita. A operação foi suspensa três dias depois por não ter encontrado uma quantidade significativa de inimigos.

    Em 1969, começa a Rebelião de Stonewall, em reação a uma invasão violenta da polícia ao bar gay Stonewall Inn, no Greenwich Village, em Nova York. É o marco do início do movimento pelos direitos dos homossexuais nos Estados Unidos, hoje celebrado como Dia do Orgulho Gay.

Nenhum comentário: