segunda-feira, 31 de julho de 2017

Tesouro dos EUA impõe sanções a Maduro

O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos impôs hoje sanções ao presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, por violações dos direitos humanos e por considerar ilegítimas as eleições de ontem para uma Assembleia Nacional Constituinte usada para criar um regime autoritário.

A medida congela todos os bens e valores de Maduro em território dos EUA. Não se sabe se existe algum. Ele entra numa lista negra de chefes de Estado e de governo e altos funcionários feita pelo Tesouro americano.

"As eleições ilegítimas de ontem confirmam que Maduro é um ditador que despreza a vontade do povo venezuelano", afirmou o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, ao anunciar a decisão do governo Donald Trump. "Ao sancionar Maduro, os EUA deixaram clara nossa oposição às políticas do regime e nosso apoio ao povo da Venezuela que quer a volta de uma democracia plena e próspera."

O secretário do Tesouro advertiu que todos os funcionários públicos ligados à Assembleia Constituinte de Maduro pode ser alvo de sanções. Não falou em petróleo. Dentro do governo Trump, altos funcionários ameaçam cortar a importação de petróleo venezuelano se Maduro levar adiante a Constituinte.

Nenhum comentário: