Sob suspeita de lavagem de dinheiro, o ex-chefe da campanha eleitoral do presidente Donald Trump, Paul Manafort, é alvo do inquérito presidido pelo procurador especial Robert Mueller sobre a interferência indevida da Rússia nas eleições dos Estados Unidos, noticiou hoje o jornal The Wall Street Journal.
Antes de aderir à campanha de Trump, Manafort havia trabalhado para políticos da Ucrânia aliados de Moscou e devia US$ 17 milhões a empresas de fachada que bancavam suas atividades a serviço do Partido das Regiões, revelou ontem o jornal The New York Times, citando dados obtidos no paraíso fiscal da ilha de Chipre, no Mar Mediterrâneo.
A teia envolve mais de uma dúzia de entidades que transferiram entre si milhões de dólares em empréstimos, pagamentos e taxas no modelo de capitalismo mafioso que tomou conta das ex-repúblicas soviéticas da Rússia e da Ucrânia depois do fim da União Soviética.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário