sexta-feira, 28 de julho de 2017

Coreia do Norte faz novo teste de mísseis

O regime comunista da Coreia do Norte fez hoje um novo teste do que pode ser um míssil balístico intercontinental, alimentando o temor de que no próximo ano tenha capacidade de lançar um ataque nuclear contra o território dos Estados Unidos, revelou o Pentágono, citado pela televisão americana CNN.

O míssil subiu a uma altitude de 3,7 mil quilômetros até cair no mar entre a Península Coreana e o Japão a cerca de mil quilômetros do ponto de lançamento. A Coreia do Sul, o Japão e o Departamento da Defesa dos EUA estão examinando o teste para identificar o tipo de míssil.

A Coreia do Norte havia testado um míssil balístico intercontinental em 4 de julho, Dia da Independência dos EUA, considerado uma provocação. O presidente sul-coreano, Moon Jae In, que tenta inutilmente retomar o diálogo com o Norte, convocou uma reunião de emergência do Conselho de Segurança Nacional.

Nos EUA, o presidente Donald Trump ameaça atacar o programa nuclear norte-coreano para impedir que o país desenvolva capacidade nuclear de atacar o território americano, mas a guerra seria inevitável e o principal alvo do Norte seria a região de Seul, a capital da Coreia do Sul, com risco de milhões de mortes, se forem usadas armas nucleares.

Nenhum comentário: