O diretor de pesquisas econômicas do Fundo Monetário Internacionnal, Olivier Blanchard, advertiu ontem que os bancos centrais devem mirar numa meta de inflação mais alta para evitar que aumentos de juros matem a recuperação econômica mundial.
A retomada do crescimento econômico mundial, abalada pela revelação dos dados sobre o crescimento do produto interno bruto da União Europeia, se sustenta sobre aumentos nos gastos públicos.
Ao mesmo tempo, o endividamento público dos países do Sul da Europa ameaça a estabilidade da moeda comum europeia, o euro, que caiu hoje abaixo de US$ 1,36.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário