quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Obama perde supermaioria no Senado

A vitória do senador estadual republicano Scott Brown sobre a candidata democrata, a procuradora-geral Martha Coakley, na disputa pela cadeira do estado de Massachusetts que era de Ted Kennedy tirou a supermaioria de 60 senadores que o governo Barack Obama tinha no Congresso dos Estados Unidos. 

Com 60 votos no Senado, a maioria democrata poderia impedir a obstrução sistemática da oposição republicana. Ela deve começar pela reforma da saúde, um dos temas favoritos de Ted Kennedy, que morreu de câncer no cérebro no ano passado depois de lutar durante toda sua vida política pela cobertura universal de saúde.

No discurso da vitória, Brown foi generoso e citou Ted Kennedy, mas disse que "a cadeira é do povo de Massachusetts". Como o estado é tradicionalmente liberal e democrata, é o berço dos Kennedy, talvez a família política mais importante da História dos EUA. Coakley era favorita.

Quando perdeu a liderança nas pesquisas, partiu para uma campanha mais agressiva. Não adiantou. Scott Brown venceu-a por 52% a 47%.

O resultado é um alerta para o Partido Democrata. Em novembro, haverá eleições de meio de mandato para toda a Câmara e um terço do Senado.

Se a situação econômica não melhorar e o desemprego não diminuir, Obama pode perder a maioria na Câmara e no Senado. Isso complicaria muito o fim do governo e as chances de reeleição. Os democratas precisam se dar conta do que está acontecendo e reagir logo.

Nenhum comentário: