segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Vice-presidente e ministro da Venezuela cai

O vice-presidente e ministro da Defesa da Venezuela, Ramón Carrizález, renunciou aos cargos hoje alegando problemas pessoais, em meio a uma crise política provocada pela suspensão das transmissões de seis televisões a cabo. A mulher do vice, Yuribí Ortega, pediu demissão do cargo da ministra do Meio Ambiente.

A renúncia ocorre em meio a uma crise política causada pela decisão do governo venezuela de suspender as transmissões de seis canais de televisão a cabo, sob a acusação de não cumprir a Lei de Telerradiodifusão por não transmitirem na íntegra um pronunciamento do presidente Hugo Chávez no sábado passado.

Entre os canais suspensos, está a Radio Caracas Televisión (RCTV), que era a emissora de TV de maior audiência na Venezuela até 2007, quando sua concessão não foi renovada sob o argumento de que o canal incentivou a tentativa de golpe de abril de 2002.

Logo após o anúncio da medida, opositores do governo Chávez se concentraram diante da sede da RCTV para manifestar apoio.

Hoje, houve manifestações em Caracas contra e a favor de Chávez. A polícia usou cassetetes e gás lacrimogênio para dispersar estudantes que denunciavam a censura do regime socialista venezuelano.

Nenhum comentário: