O governo de Israel pagou US$ 10,5 milhões às Nações Unidas para compensar danos a instalações da ONU, inclusive duas escolas e um armazém, durante a ofensiva contra o Movimento de Resistência Islâmica (Hamas), na Faixa de Gaza, no final de 2008 e início de 2009.
Uma investigação realizada pela ONU sob a presidência do juiz sul-africano Richard Goldstone concluiu que os dois lados cometeram crimes de guerra.
Israel foi acusado de uso excessivo da força, emprego de armas proibidas como bombas de fósforo, atacar instalações civis e não proteger civis inocentes. O Hamas foi acusado de atacar civis indiscrimindamente com foguetes disparados de Gaza e de usar a população palestina como escudo humano.
Cerca de 1,1 mil palestinos e 13 israelenses morreram durante a ofensiva.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário