No seu programa semanal de rádio e televisão Alô Presidente! deste domingo, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou a estatização da rede de supermercados franco-colombiana Éxito, acusada de "remarcação de preços e de especulação depois da desvalorização do bolívar.
"Eu ordeno que se abra um processo para expropriação da rede Éxito", declarou o caudilho venezuelano.
Durante a semana passada, Chávez insistiu na mudança da lei de proteção ao consumidor para facilitar a desapropriação de lojas que aumentem os preços: "A proposta que me mandaram ainda é muito suave. Vou escrever a eles para ver se entendem o que o povo precisa", afirmou o presidente venezuelano.
"De todo modo, já disse: senhores donos da cadeia Éxito, podem procurar o ministro do Comércio, Eduardo Samán. A rede agora passa a ser da república", decidiu Chávez. "Não há volta atrás."
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário