quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Obama aposta em educação e empregos

Num momento difícil de seu mandato, com desemprego elevado depois de um ano de governo, o presidente Barack Obama vai propor hoje à noite, no seu segundo discurso sobre o Estado da União, diante de uma sessão conjunta do Congresso dos Estados Unidos, o aumento dos gastos federais com educação e a criação de um programa de geração de empregos.

A popularidade do presidente caiu para cerca de 50%, e a derrota na disputa pela vaga aberta com a morte do senador Ted Kennedy tirou a supermaioria de 60 votos do Partido Democrata no Senado, necessária para impedir a obstrução da oposição republicana.

Obama entendeu o recado: a classe média está descontente com a fraca recuperação da economia, o desemprego e o alto endividamento público, que significa impostos mais altos amanhã.

Na contraofensiva para retomar a iniciativa política, o presidente dos EUA propôs uma nova regulamentação para limitar o tamanho e as atividades dos bancos e anunciou uma série de medidas para beneficiar a classe média.

Hoje à noite, deve dar ênfase à educação e ao emprego, com cortes de impostos para estimular pequenas e médias empresas a contratar.

Nenhum comentário: