Diante de ameaças da rede terrorista Al Caeda, os Estados Unidos e o Reino Unido decidiram fechar suas embaixadas no Iêmen. A representação americana foi atacada duas vezes em 2008.
A medida faz parte da resposta à tentativa de atentado contra um avião americano no dia de Natal. O terrorista preso, o nigeriano Umar Farouk Abdulmutallab, foi treinado no Iêmen, onde teria recebido os explosivos que tentou detonar no voo 253 da Northwest Airlines (Amsterdã-Detroit) em 25 de dezembro.
Os EUA intensificaram a cooperação com o governo do Iêmen no combate ao terrorismo. Esse teria sido um dos motivos do ataque contra o Airbus da Northwest. A ajuda americana inclui financiamento no combate ao terrorismo.
No Reino Unido, o primeiro-ministro Gordon Brown anunciou a decisão de introduzir scanners corporais nos aeroportos internacionais do país para verificar se algum passageiro tenta embarcar com objetos escondidos sob as roupas.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário