A participação da indústria na economia do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte caiu mais durante os governos trabalhistas de Tony Blair e Gordon Brown do que nos governos conservadores que os antecederam, de Margaret Thatcher e John Major, revelou o jornal londrino Financial Times.
O neoconservadorismo político e o neoliberalismo econômico de Thatcher nos anos 80 geralmente é acusado pelo declínio da indústria manufatureira do país. Na Era Thatcher, de maio de 1979 a novembro de 1990, a participação da indústria do produto interno bruto britânico caiu de 25,8% para 22,8%.
Quando Tony Blair derrotou John Major (1990-97), acabando com 18 anos de conservadorismo no poder, o setor manufatureiro ainda respondia por mais de 20% do PIB. No fim de 2007, antes do agravamento da crise econômica global, sua participação tinha caído para 12,7%.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário