segunda-feira, 7 de junho de 2021

Hoje na História do Mundo: 7 de Junho

    Em 1863, o futuro herói da independência da Índia, o jovem advogado Mohandas Gandhi realizou, na África do Sul, seu primeiro ato de desobediência civil, recusando-se a cumprir as regras de segregação racial. Ele foi jogado para fora de um vagão de trem de primeira classe. Gandhi nasceu na Índia, a época uma colônia do Império Britânico, e foi educado na Inglaterra. 

Em 1893, formado em direito, conseguiu um contrato de um ano na África do Sul, onde defendeu os direitos dos trabalhadores indianos. Em 1906, sob a inspiração das ideias do naturalista americano Henry David Thoreau, cujas ideias conheceu através do escritor russo Leon Tolstoy, organizou a primeira campanha de satyagraha, a desobediência civil. Thoreau criara o conceito ao se negar a pagar impostos durante a Guerra Mexicano Americana (1846-48), quando os EUA tomaram a metade do território do México.

Ao voltar à Índia, em 1914, Gandhi se dedicou à espiritualidade. Na Primeira Guerra Mundial (1914-18), apoiou o Reino Unido, mas, em 1919, lançou uma campanha de desobediência civil contra o serviço militar obrigatório dos indianos. Isto o tornou líder do movimento pacífico pela independência da Índia, conquistada em 1947, com a divisão do país em Índia, de maioria hindu, e Paquistão, de maioria muçulmana.

Mais de 2 milhões de pessoas morreram na divisão do país. Índia e Paquistão entraram em guerra por causa da região da Caxemira, de maioria muçulmana, cujo governador imperial aderiu à Índia. Em 30 de janeiro de 1948, o Mahatma (Grande Alma) Gandhi foi assassinado pelo extremista hindu Nathuram Godse, membro da organização paramilitar Rashtriya Swayamsevak Sangh (RSS), à qual pertenceu o atual primeiro-ministro da extrema direita da Índia, Narendra Modi.

    Em 1866, o cacique Seattle morre perto da cidade fundada 13 anos antes e batizada com seu nome, no que é hoje o estado de Washington, no Noroeste dos EUA. Seattle nasceu por volta de 1870. Era chefe das tribos duwamish e suquamish, que vivam na costa do Oceano Pacífico num lugar hoje chamado de Enseada Puget.

Com a Marcha para o Oeste, no início dos anos 1850, os americanos de origem europeia começaram a chegar à região e foram bem recebidos. Em 1853, vários colonos decidiram fundar uma cidade na Baía de Elliott e a chamaram de Seattle em homenagem ao cacique.

Nem todos os índios aceitaram o estabelecimento de colonos brancos na região. A guerra estourou em 1855, quando os índios do Vale do Rio Branco, ao sul de Seattle, atacaram a aldeia. Mesmo prevendo que o homem branco levaria seu povo à extinção, Seattle argumentou que a resistência só apressaria o fim dos indígenas. Em 1856, os índios concordaram e fizeram a paz.

    Em 1913, o missionário Hudson Stuck lidera a primeira escalada até o cume do Monte Denali, antigo Monte McKinley, no Alasca, a maior montanha da América do Norte, com 6.190 metros de altura. Stuck, um alpinista amador, nasceu em Londres. Depois de se mudar para os EUA, virou arquidiácono da Igreja Episcopal em Yukon. Em 1917, foi criado o Parque Nacional do Monte McKinley. Hoje, mais de mil alpinistas tentam a escalada a cada ano. Cerca de metade chega ao topo.

    Em 1939, Jorge VI se torna o primeiro rei da Inglaterra a visitar os EUA. Durante a viagem, o casal real pediu maior envolvimento americano na solução da crise da Europa, onde a Segunda Guerra Mundial começaria em 1º de setembro, quando a Alemanha nazista invadiu a Polônia.

Jorge VI era o segundo filho do rei Jorge V. Ascendeu ao trono depois que o irmão mais velho, Eduardo VIII, abdicou em 1936 para se casar com Wallis Simpson, uma americana divorciada. Com a morte de Jorge VI, ascendeu ao trono a atual rainha, Elizabeth II, em 1952.

    Em 1942, depois de quatro dias de combates, os Estados Unidos vencem o Japão na Batalha de Midway, uma batalha aeronaval. Seis meses depois do ataque japonês ao porto de Pearl Harbor, na ilha de Oahu, no Havaí, quartel-general da Frota do Oceano Pacífico dos EUA, a guerra no Pacífico começava a virar a favor dos americanos. Acabaria em agosto de 1945, com os bombardeios nucleares a Hiroxima e Nagasaki.

Nenhum comentário: