segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

Rússia veta candidatura presidencial do principal líder da oposição

Por unanimidade, a Comissão Central Eleitoral da Rússia proibiu a candidatura do principal líder da oposição à virtual ditadura de Vladimir Putin, que marcha para ficar 26 anos no poder. O advogado Alexei Navalny, de 41 anos, fez fama como blogueiro denunciando a corrupção do Kremlin. Não pode concorrer por ter sido condenado por fraude num processo forjado pelas autoridades russas.

Em resposta, Navalny convocou um boicote à eleição presidencial de 18 de março de 2018: "O procedimento a que fomos convidados a participar não é uma eleição", protestou o líder da oposição, citado pelo jornal inglês The Guardian. "Só Putin e os candidatos que ele escolheu estão tomando parte. Ir às urnas agora é votar pelas mentiras e a corrupção."

Um boicote ajudaria a reeleição de Putin. Sem Navalny, o presidente lidera com 69% das preferências, seguido pelo ultranacionalista Vladimir Jirinovsky com 8% e o comunista Guenádi Ziugánov com 3%.

Navalny é o desafiante mais sério desde que Putin ascendeu ao trono do Kremlin em 1999, como primeiro-ministro e sucessor de Bóris Yeltsin, observa o jornal inglês The Guardian. Nos últimos anos, articulou um movimento de base para questionar o poder de Putin.

A presidente da comissão eleitoral, Ella Pamfilova, alegou que a condenação o torna inelegível. Antes da decisão, Navalny declarou: "Não é um voto contra mim, é contra 16 mil pessoas que apoiaram oficialmente minha candidatura e 200 mil que fazem campanha por mim."

2 comentários:

Anônimo disse...

Já podes tentar uma vaga na ONU...

Anônimo disse...

A ONU vai criar o cargo de corregedor mundial.