segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

França cobra 10 milhões de euros da Amazon por comércio desleal

O Departamento Geral de Concorrência, Consumo e de Repressão a Fraudes (DGCCRF) da França abriu um processo contra a Amazon num tribunal de Paris por práticas abusivas contra seus fornecedores que causaram um "desequilíbrio significativo nas relações comerciais" e pede que a empresa seja multada em 10 milhões de euros, cerca de R$ 40 milhões.

Para o órgão do Ministério da Economia, a Amazon abusa do poder de mercado impondo cláusulas comerciais constrangedoras para quem quer vender seus produtos através de seus sítios de comércio eletrônico.

"A Amazon pode mudar os contratos quando lhe pareça bom. Concretamente, a plataforma pode impor prazos de entrega mais curtos, exigir balanços mais frequentes ou verificações de toda sorte que bloqueiam totalmente as vendas", acusou o jornal Le Parisien.

A denúncia é resultado de uma longa investigação, revelou o diretor do DGCCRF, Loïc Tanguy: "Fizemos um inquérito de dois anos em todos os setores do mercado. Consideramos que, entre as cláusulas impostas às empresas que vendem seus produtos em sua plataforma, havia um desequilíbrio significativo, uma prática proibida pelo Código Comercial."

Em resposta, a Amazon France alegou que "não comentamos procedimentos judiciais". O sítio francês da Amazon recebe 24 milhões de visitantes por mês.

Nenhum comentário: