sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Três palestinos morrem em choques com forças de segurança de Israel

Hoje foi o oitavo dia de fúria contra a decisão do presidente Donald Trump de reconhecer Jerusalém como a capital de Israel. Pelo menos três palestinos foram mortos e outros 260 saíram feridos de confrontos com as forças de segurança israelense na fronteira da Faixa de Gaza e na Cisjordânia ocupada, inclusive no setor árabe de Jerusalém, noticiou o jornal liberal israelense Haaretz citando como fonte o Ministério da Saúde palestino.

Milhares de palestinos participaram dos protestos. De acordo com as Forças de Defesa de Israel, cerca de 3,5 mil palestinos se manifestaram em nove locais junto à fronteira de casa, onde fizeram barricadas de fogo com pneus e atiraram pedras nos soldados e policiais. Dois palestinos, Yasser Sukar, de 23 anos, e Ibrahim Abu Thuraya, de 29, foram mortos lá.

Outros 2,5 mil protestaram na Cisjordânia, onde morreu Mustafá Bassel, de 29 anos. Milhares de árabes israelenses se manifestaram na cidade de Sakhnin, no Norte de Israel, onde o prefeito árabe "agradeceu a Trump por colocar a questão palestina na agenda internacional. O Leste de Jerusalém é uma cidade árabe e palestina, e será capital do Estado da Palestina."

Em Gaza, ao festejar os 30 anos de fundação do Movimento de Resistência Islâmica (Hamas), seu líder, Ismail Haniya, declarou que "o levante contra a contra a decisão de Trump causou fissuras na posição dos Estados Unidos e isolou seu governo.

"Estamos agindo para revogar a decisão de Trump e vamos derrubá-la de uma vez por todas. A decisão de Trump é mais perigosa do que a Declaração de Balfour", comentou Haniya, lembrando a promessa feita pelo Império Britânico em 1917, durante a Primeira Guerra Mundial, de criar uma pátria para o povo judeu no território histórico da Palestina.

"Estamos agindo com elementos islamistas árabes para transformar toda sexta-feira num dia de fúria por Jerusalém e exacerbar os protestos contra a decisão de Trump", desafiou o líder do Hamas.

Nenhum comentário: