sábado, 9 de dezembro de 2017

Primeiro-ministro do Iraque anuncia fim da guerra contra o Estado Islâmico

Depois de três anos e meio, o primeiro-ministro iraquiano, Haider al-Abadi, anunciou hoje em Bagdá o fim da guerra contra a milícia jihadista Estado Islâmico do Iraque e do Levante, que chegou a dominar Mossul, a segunda maior cidade do país.

"Nossas forças controlam completamente a fronteira sírio-iraquiana, e eu anuncio o fim da guerra contra Daech", declarou Abadi, usando o nome derrogatório para o grupo extremista muçulmano. "Nosso inimigo queria matar nossa civilização, mas ganhamos, graças à nossa unidade e nossa determinação."

Durante a ofensiva de 2014, o Estado Islâmico chegou a controlar cerca de um terço do território iraquiano. Junto com os territórios ocupados na Síria, o Califado proclamado em junho daquele ano cobria uma área do tamanho da Grã-Bretanha com 8 a 10 milhões de habitantes.

Com a reconquista de Mossul, em julho de 2017, o braço iraquiano do Estado Islâmico começou a ser decepado. Em 22 de novembro, as forças iraquianas lançaram a última operação contra o grupo jihadista no deserto junto à fronteira com a Síria.

Apesar do anúncio, o Exército do Iraque ainda faz operações de busca no deserto atrás dos últimos esconderijos dos jihadistas.

Nenhum comentário: