O ex-presidente do Peru Alberto Fujimori, de 72 anos, condenado a 25 anos de prisão por corrupção e crimes contra os direitos humanos, foi hospitalizado hoje. Em março, ele foi operado pela quarta vez de uma lesão pré-cancerosa na língua chamada de leucoplasia.
Fujimori governou o Peru de 1990 a 2000. Em 5 de abril de 1992, deu um golpe de Estado, dissolveu o Congresso e fechou o Supremo Tribunal. Vangloria-se de ter derrotado a inflação e os grupos terroristas de esquerda Sendero Luminoso e Movimento Revolucionário Tupac Amaru.
Por pouco sua filha, a deputada Keiko Fujimori, não foi eleita presidente no domingo passado. Pesou contra a alegação de que daria um indulto ao pai. Nas últimas semanas, ele chegou a receber 300 visitas por dia, articulando a campanha da filha para o segundo turno.
O presidente eleito, Ollanta Humala, admitiu conceder indulto a Fujimori por razões humanitárias, se suas condições de saúde forem realmente graves.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário