O governo da China anunciou oficialmente hoje que o mais famoso artista plástico do país, o dissidente Ai Weiwei, foi libertado, depois de confessar o crime de evasão fiscal, noticia a TV pública britânica BBC.
A família não confirmou a libertação, dizendo que ainda não conseguiu entrar em contato com ele.
Ai Weiwei foi preso no início de abril no aeroporto de Beijim, quando tentava tomar um avião para Hong Kong, onde as liberdades públicas são garantidas pelo acordo que levou a devolução da colônia britânica à China em 2 de julho de 1997.
Ao chegar em casa, o artista foi cercado por repórteres. Ele declarou estar em liberdade condicional, proibido de dar entrevistas e de deixar Beijim.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário