Os Estados Unidos anunciaram hoje o apoio à candidatura da ministra da Economia e Finanças da França, Christine Lagarde, a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), garantindo sua eleição e a manutenção de uma convenção de que a instituição seja sempre dirigida por um europeu.
Vários países em desenvolvimento queriam mudar essa regra. A candidatura alternativa é do presidente do Banco Central do México, Agustín Carsten, mas grandes economias emergentes, inclusive o Brasil, a Rússia e a China, decidiram apoiar Lagarde com a contrapartida de prosseguimento das reformas no Fundo.
Lagarde é a primeira mulher a dirigir o FMI. Formada em Direito, foi advogada de grandes empresas transnacionais e não é economista, ao contrário de seus antecessores.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário