A ameaça de uma guerra nuclear no Oriente Médio aumentou hoje com a declaração do ex-chefe do serviço secreto e ex-embaixador da Arábia Saudita de que seu país fará armas atômicas se o Irã fizer a bomba.
Entre as principais revelações dos documentos sigilosos da diplomacia americana vazados pela organização não governamental WikiLeaks, está a pressão do rei da Arábia Saudita e outros monarcas da região do Golfo Pérsico pressionaram os Estados Unidos a atacar militarmente o Irã para neutralizar seu programa nuclear.
Agora, o príncipe Turki al-Faiçal, um membro poderoso da família real saudita advertiu a cúpula militar da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) que a bomba atômica iraniana "vai compelir a Arábia Saudita a adotar políticas que podem ter consequências dramáticos e imprevisíveis".
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário