A Grécia e a União Europeia negociaram um novo programa de cortes de gastos públicos e aumentos de impostos para liberação de uma parcela de 12 bilhões de euros de um empréstimo de 110 bilhões (R$ 250 bilhões) destinado a impedir que o país equilibre suas contas e pague sua dívida pública.
No fim de uma reunião de cúpula de dois dias em que o tema central foi a crise das dívidas públicas, especialmente da Grécia, os líderes da UE insistiram em que não haverá calotes na zona do euro, a moeda comum introduzida em 1999 e adotada hoje por 17 países.
O próximo desafio é fazer um novo pacote de ajuda à Grécia, que terá a participação do setor privado, anunciou o presidente do Conselho Europeu, o ex-primeiro-ministro belga Herman von Rampuy.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário