Em um teste, o trem-bala chinês, batizado de CRH-380A, atingiu 468,1 quilômetros por hora, novo recorde mundial de velocidade sobre trilhos.
A partir do ano que vem, o trem deve viajar os 1.318 km entre Xangai e Beijim, as duas maiores cidades da China, em até 486 km/h, cobrindo o percurso em cinco horas, a metade do tempo gasto atualmente.
O país planeja ampliar em mais 13 mil km sua malha de estradas de ferro para trens de alta velocidade até 2012.
Pela estimativa do governo, em 2020, mais de 90% da população chinesa terão acesso à rede ferroviária, que terá então 16 mil quilômetros. O projeto deve custar mais de meio trilhão de reais.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário